Produção de cevada na Capal supera expectativas em 2025

Paulo Kurtz

Colheita alcança 58,7 mil toneladas em área de 14 mil hectares

Produção de cevada na Capal supera expectativas em 2025
Foto: Paulo Kurtz

A Capal finalizou a colheita de cevada no Paraná com produção de 58,7 mil toneladas, 12% acima do projetado.

Em São Paulo, 5 de outubro de 2025, a Capal completou a colheita de cevada em sua área de cobertura no Paraná, onde ultrapassou 14 mil hectares. A produção atingiu 58,7 mil toneladas, superando em mais de 12% a expectativa inicial de 52 mil toneladas para a safra 2025. Além da quantidade, a qualidade dos grãos se destacou, com quase 100% da produção classificada como cevada cervejeira pela Maltaria Campos Gerais, destino integral da produção da cooperativa.

Condições climáticas e impacto na qualidade

O coordenador regional de Assistência Técnica Agrícola da cooperativa, Roberto Martins, atribui o resultado ao regime climático favorável durante o inverno, caracterizado por chuvas regulares e bem distribuídas, evitando o estresse hídrico. Ele explica que a menor nebulosidade nas tardes de inverno garantiu maior incidência de radiação solar, otimizando a fotossíntese e contribuindo para o acúmulo de biomassa e energia nos grãos. Esse fator resultou em um maior peso específico, elevando diretamente a qualidade do produto final.

Avaliação da produção e expectativas futuras

O gerente da Maltaria Campos Gerais, Vilmar Schüssler, confirma a qualidade superior dos grãos recebidos. Ele observa que mais de 90% das cargas apresentaram grãos maiores, ótimos sortimentos e proteínas baixas, sem microtoxinas. Schüssler destaca o crescimento da área cultivada e espera que mais produtores rurais, ligados às cooperativas, façam parte do projeto de intercooperação, especialmente diante da expectativa de uma excelente safra em 2025. A Campos Gerais, localizada em Ponta Grossa (PR), possui capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *