Moraes se reúne com entidades para discutir megaoperação no RJ

Audiência conjunta ocorre em resposta a operação que deixou 121 mortos

Em 5 de novembro de 2025, o ministro Alexandre de Moraes se reúne no STF para discutir a megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos.
Em 5 de novembro de 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, participa de uma audiência conjunta para tratar da megaoperação realizada nas comunidades da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos. O encontro, que ocorrerá às 10h na sala da Primeira Turma do STF, contará com a presença de várias entidades que atuam como amicus curiae na chamada “ADPF das Favelas”, as quais pedem transparência nas ações da polícia do RJ.
Participantes do encontro
Entre as entidades convocadas para a audiência estão o Conselho Nacional de Direitos Humanos, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, e a Justiça Global, além de diversos coletivos e movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos e pela justiça racial.
Medidas exigidas pelo STF
Na decisão, Moraes determinou a preservação e documentação rigorosa de todos os elementos materiais da Operação Contenção no Rio de Janeiro, atendendo ao pedido da Defensoria Pública da União. O acesso a esses elementos deverá ser concedido à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o STF já havia implementado medidas para diminuir a letalidade policial e aumentar a transparência nas operações, incluindo a necessidade de autópsias e a conclusão de investigações em até 60 dias.
Contexto da ADPF das Favelas
Em abril deste ano, o STF aprovou, por unanimidade, medidas que exigem à Polícia Federal a investigação de crimes de organizações criminosas com atuação interestadual e a apresentação de planos para a recuperação de territórios dominados por facções, com apoio federal. Essas iniciativas visam garantir maior controle e a proteção dos direitos humanos nas operações policiais no estado do Rio de Janeiro.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com




