Meteorologia alerta para novos temporais no Paraná

Mauro Biazi

Defesa Civil reforça cuidados devido a chuvas e ventos fortes

O Simepar alerta para temporais no Paraná, com chuvas intensas e ventos fortes a partir de 5 de novembro de 2025.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e granizo em várias regiões do Estado a partir desta quarta-feira (5 de novembro de 2025). A previsão é que as condições atmosféricas fiquem instáveis, com alto risco de tempestades localmente severas, especialmente na sexta-feira (7), exigindo atenção redobrada da população.

Previsão do tempo

De acordo com o Simepar, o Noroeste e o Oeste do Estado amanhecem com tempestades na quarta-feira, que devem se espalhar para outras regiões ao longo do dia, embora sua intensidade diminua gradualmente. As áreas afetadas correm risco de chuvas intensas em curto período, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e granizo pontual. Na quinta-feira (6), o clima deve ser mais estável, com chuvas ocasionais em pontos isolados.

Intensificação das tempestades

A condição mais crítica deve ocorrer na sexta-feira (7), quando uma frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão, intensificará as tempestades em todo o Paraná. Espera-se chuva volumosa, com ventos acima de 70 km/h e possibilidade de queda de granizo, especialmente no Sudoeste, Oeste e Norte do Estado.

Impactos das chuvas anteriores

Esses novos alertas vêm após uma sequência de fortes temporais no último fim de semana, que causaram rajadas de vento de até 95 km/h em Cornélio Procópio. A Defesa Civil estadual já registrou ocorrências em 36 municípios, afetando cerca de 10 mil pessoas, com 1.776 desalojadas e 100 desabrigadas. O volume de chuva em algumas localidades superou a média esperada para o mês, como em Santa Helena, onde o acumulado chegou a 138 milímetros.

Recomendações de segurança

Devido às condições adversas, a Defesa Civil recomenda que a população siga os avisos meteorológicos e evite áreas alagadas, árvores e estruturas metálicas durante as tempestades. Alertas de curto prazo podem ser recebidos por celular, enviando o CEP por SMS para o número 40199.

Auxílio do Estado

Para garantir assistência à população afetada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, na segunda-feira, o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). O fundo, criado em 2023, já destinou R$ 61,2 milhões a 102 municípios e será utilizado também em ações de prevenção e mitigação de riscos. Equipes estaduais estão em contato com prefeituras para orientar sobre a elaboração de decretos de situação de emergência, com 17 cidades já sinalizando a intenção de emitir o decreto.

Notícia feita com informações do portal: gmaisnoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *