Crescimento da economia da zona do euro é o mais forte em dois anos

Dados do PMI revelam recuperação significativa no setor de serviços

A economia da zona do euro registrou crescimento acelerado em outubro, conforme o PMI revela. O setor de serviços impulsionou a recuperação.
Em outubro de 2023, Londres, a economia da zona do euro expandiu no ritmo mais rápido desde maio, saindo de um padrão de crescimento moderado, conforme aponta o PMI. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto do HCOB, compilado pela S&P Global, subiu de 51,2 em setembro para 52,5 em outubro, atingindo seu nível mais alto em 29 meses, o que indica um décimo mês consecutivo de crescimento.
Setor de serviços impulsiona a recuperação
O setor de serviços teve um aumento sólido em outubro, com novas contratações sendo necessárias para atender à demanda crescente. Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, afirmou que “finalmente, há algo positivo a ser relatado sobre a economia da zona do euro novamente”. O índice de novos pedidos saltou de 50,6 para 52,1, refletindo um crescimento acentuado nos volumes de novos negócios, totalmente impulsionado pelo setor de serviços.
Impacto no emprego e na inflação
O crescimento no nível de emprego acelerou, atingindo uma máxima recorde de 16 meses, revertendo a queda observada em setembro. No entanto, enquanto as empresas de serviços aumentaram as contratações, o setor industrial continuou a eliminar empregos em um ritmo mais rápido. Em termos de preços, as tendências divergiram, com a inflação de custo de insumos arrefecendo para uma mínima recorde de três meses, enquanto as empresas aumentaram seus preços de venda na taxa mais forte em sete meses.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br




