Vacina contra dengue do Butantan será liberada até o final de 2025

Divulgação/Ministério da Saúde

Ministro da Saúde anunciou a aprovação na segunda-feira (3)

Vacina contra dengue do Butantan será liberada até o final de 2025
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A vacina contra a dengue do Butantan será aprovada pela Anvisa até o final de 2025, com produção de 40 milhões de doses em parceria com a WuXi Biologics.

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan será liberada pela Anvisa até o final deste ano, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira (3). Estão previstas mais de 40 milhões de doses para serem produzidas em 2026, em parceria com a empresa WuXi Biologics, da China.

Eficácia e resultados da vacina

Os dados da fase 3 do ensaio clínico mostraram 79,6% de eficácia geral, com 89,2% de eficácia em indivíduos que já tiveram dengue e 73,5% em quem nunca teve contato com o vírus. Dos mais de 10 mil participantes, apenas três apresentaram eventos adversos graves, todos recuperados.

Situação da dengue no Brasil

O Brasil registrou uma queda de 75% nos casos de dengue em 2025 em comparação ao ano anterior. No entanto, 1,6 mil óbitos foram contabilizados até agora, refletindo uma redução de 72% em relação ao mesmo período do ano passado. São Paulo concentra a maioria das mortes, com 64,5%, seguido por outros estados. Atualmente, o país possui 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, com São Paulo liderando a lista.

Medidas de prevenção

O Ministério da Saúde confirmou o Dia D da Dengue para o próximo sábado (8), com o objetivo de eliminar criadouros. Além disso, foram liberados R$ 183,5 milhões para expandir o método Wolbachia em 70 cidades. Em Niterói (RJ), a técnica já reduziu os casos de dengue em 89%. Outras ações incluem o uso de Estações Disseminadoras de Larvicidas e a aplicação de inseticidas em residências. Medidas individuais também são essenciais para a prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *