Impactos do tarifaço de Trump no emprego e indústria

Embaixada dos Estados Unidos

Análise dos efeitos sobre o refino de açúcar em SP e bens de capital no Sul

Impactos do tarifaço de Trump no emprego e indústria
Fonte: Inter. Foto: Embaixada dos Estados Unidos

O tarifaço de Trump já resulta na perda de 15 mil empregos no Brasil, com forte impacto na indústria de refino de açúcar em São Paulo.

Em São Paulo, desde agosto de 2023, o tarifaço de Donald Trump, que aumentou em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, já resultou na perda de 15 mil empregos. A análise do banco digital Inter aponta que o setor mais afetado é o de refino de açúcar, que representa 30% das demissões ocorridas até setembro.

Efeitos regionais no mercado de trabalho

Os dados revelam que a indústria de alimentos, predominantemente localizada em São Paulo, foi a mais impactada. O estudo também identificou uma perda significativa de 4.500 empregos na região Sul, onde indústrias de bens de capital dependem fortemente das exportações para os EUA. A situação é ainda mais crítica, pois a produção de aeronaves e máquinas elétricas enfrentou uma contração de mais de 30% em comparação ao ano anterior.

Análise das exportações e adaptações

Os economistas ressaltam que, embora o Brasil seja um exportador relevante de commodities agrícolas, os bens industriais enfrentam barreiras mais complexas nas cadeias comerciais. A análise do Inter revela que, em julho, 60 regiões intermediárias tinham um crescimento nas exportações, mas esse número caiu para 28 em setembro, evidenciando uma desaceleração no comércio.

Expectativas e reações do setor

Os autores do estudo observam que a queda nas contratações no setor de refino de açúcar pode ser atribuída a uma frustração no aumento sazonal de vagas. Com a recente queda de 80% nas exportações de açúcar para os EUA, as expectativas sobre a reação do setor nos próximos meses são incertas. Apesar das dificuldades, a análise indica que outros destinos para as exportações brasileiras estão se tornando mais relevantes, limitando o impacto geral do tarifaço. Os economistas concluem que, embora os danos sejam significativos, a abertura do diálogo entre Brasil e EUA pode ajudar a mitigar os efeitos negativos a longo prazo.

Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *