Lula pede ação global pela Amazônia antes da COP30

colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente destaca a importância de investimentos para quem preserva a floresta

Lula pede ação global pela Amazônia antes da COP30
Lula durante visita à comunidade do Jamaraquá. Foto: colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Em visita ao Pará, Lula destaca a COP30 como oportunidade única e cobra ações globais para a Amazônia.

Em visita à comunidade do Jamaraquá neste domingo (2/11), no oeste do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a COP30 “é um momento único na história do Brasil” para mostrar a Amazônia ao mundo, mas cobrou uma ação global para investimentos econômicos, educacionais e sanitários para quem preserva. A comunidade reúne mais de mil famílias de extrativistas e ribeirinhos, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós. A agenda do presidente antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer no Brasil entre os dias 10 e 21 de novembro.

Demandas da comunidade indígena

No segundo dia no Pará, Lula visitou a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. Ele afirmou que a demarcação territorial de terras indígenas não “depende só do presidente da República”, mas que “a hora que chegar a mim veja, eu sei que a gente tem muita coisa para fazer.” O petista foi recebido na aldeia pela cacique Irenilce Kumaruara, que fez uma demanda de energia para 4.388 famílias, uma população de mais de 13 mil indígenas. O presidente se mostrou surpreso com a falta de energia na comunidade, mas disse que o governo trabalhará na demanda.

Criação da Universidade dos Povos Indígenas

Ainda segundo Lula, o governo irá anunciar até o dia 17 de novembro, em Brasília, a criação da Universidade dos Povos Indígenas. Apesar disso, o presidente não deu detalhes sobre o projeto.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *