Irã planeja reconstruir usinas nucleares com maior capacidade

Irã afirma que reconstruirá 'com maior capacidade' suas instalações nucleares destruídas pelos bombardeios de Estados Unidos e Israel

Presidente iraniano destaca fins civis para o programa nuclear

Irã planeja reconstruir usinas nucleares com maior capacidade
Irã — Foto: Irã afirma que reconstruirá 'com maior capacidade' suas instalações nucleares destruídas pelos bombardeios de Estados Unidos e Israel

O Irã anunciou que irá reconstruir suas usinas nucleares com maior capacidade, segundo o presidente Masoud Pezeshkian, que reforçou que o objetivo é atender questões civis.

Neste domingo (2), o Irã anunciou que irá reconstruir suas usinas nucleares destruídas durante os bombardeios de Estados Unidos e Israel na guerra de junho de 2025. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, enfatizou que a reconstrução será feita “com maior capacidade” e que o foco do programa nuclear é atender às necessidades civis da população.

Objetivos civis do programa nuclear

Pezeshkian reiterou que o Irã não tem interesse em desenvolver armas atômicas, conforme a fatwa do líder supremo Ali Khamenei, que em 2003 proibiu tais armas. Ele destacou que as atividades nucleares têm como finalidade resolver questões civis, afastando as alegações de países ocidentais sobre a busca por armamentos nucleares.

Reações e negociações

No sábado (1º), Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores, declarou que o Irã está aberto a negociações para abordar as preocupações sobre seu programa nuclear. No entanto, ele se opôs às condições impostas pelos EUA, que incluem o enriquecimento zero de urânio e limitações no programa de mísseis. Segundo Araghchi, “o que não foi conseguido com a guerra não poderá ser conseguido com a política”.

Contexto do conflito

O ataque de Israel em 13 de junho resultou em mais de mil mortes e foi seguido por uma resposta do Irã, que disparou mísseis contra território israelense. Depois, em 22 de junho, os EUA bombardearam instalações nucleares iranianas, onde mais de 400 quilos de urânio enriquecido estavam armazenados. Desde o conflito, as negociações nucleares entre Irã e EUA estão paralisadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *