Exército na segurança: apoio de 76% dos moradores do Rio

Pesquisa revela forte apoio à atuação militar na segurança pública

Uma pesquisa do Datafolha indica que 76% dos moradores do Rio apoiam a presença do Exército na segurança pública.
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em 1º de novembro de 2025, aponta que 76% dos moradores do Rio de Janeiro apoiam a atuação do Exército na segurança pública. O levantamento foi realizado entre 30 e 31 de outubro e ouviu 626 pessoas na cidade e região metropolitana.
Resultados da pesquisa
O estudo revela que 72% dos entrevistados acreditam que a operação contra o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortes, deveria ter contado com a participação das Forças Armadas. Além disso, 66% defendem uma alteração na legislação para aumentar a responsabilidade do governo federal na segurança pública. Entre aqueles que consideraram a operação mal executada, 77% apoiam essa mudança.
Opinião dos eleitores
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 55% são a favor da mudança na legislação. Já entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esse número sobe para 75%. Entre os 40% que avaliam a gestão do governador Cláudio Castro como ótima ou boa, 86% apoiam a participação do Exército, enquanto 64% dos que a consideram ruim ou péssima também estão a favor.
Avaliação das operações
A pesquisa também mostra que 84% dos que avaliam a operação como muito bem executada são favoráveis à participação do Exército, enquanto 83% dos que a consideram regular também apoiam essa ideia. O levantamento destaca uma forte demanda por uma maior participação das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com





