China apresenta imagens do satélite meteorológico FY-3H

m global registrada pelo sensor MERSI-III a bordo do satélite FY-3H

Lançado para melhorar monitoramento climático global

China apresenta imagens do satélite meteorológico FY-3H
Imagem registrada pelo sensor MERSI-III a bordo do satélite FY-3H. — Foto: m global registrada pelo sensor MERSI-III a bordo do satélite FY-3H

O satélite FY-3H da China revela suas primeiras imagens, destacando avanços na observação climática global.

A China divulgou recentemente as primeiras imagens captadas pelo satélite meteorológico FY-3H, lançado para aprimorar o monitoramento climático global. O anúncio ocorreu durante a 15ª Conferência de Usuários de Satélites Meteorológicos da Ásia-Oceania (AOMSUC-15) e a Conferência de Usuários dos Satélites Fengyun (2025 FYSUC), realizadas em Qingdao, na província de Shandong.

Inovações na observação climática

O evento reuniu especialistas de mais de 50 países e destacou a importância do avanço na observação da Terra do espaço, com foco em sistemas globais de alerta precoce, alinhados às iniciativas da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O FY-3H, que inicia sua fase de operação com seis de seus nove instrumentos ativados, já fornece dados sobre gases de efeito estufa, auroras e mudanças climáticas, além de monitorar fenômenos extremos como tufões e ondas de frio.

Detalhes tecnológicos

Um dos diferenciais do FY-3H é a combinação de sensores ópticos e de micro-ondas, que possibilitam uma “tomografia” da atmosfera, permitindo a visualização tridimensional de fenômenos atmosféricos. Segundo a Administração Meteorológica da China (CMA), esses dados são essenciais para identificar condições climáticas detalhadas e garantir a proteção das telecomunicações e redes elétricas.

Colaboração internacional

Natalia Donohoe, chefe da Divisão de Sistemas Espaciais e Utilização da OMM, enfatizou que esses dados fortalecerão significativamente as capacidades de alerta precoce, especialmente na região da Ásia-Oceania. Além disso, a conferência serviu como uma oportunidade para promover a implementação da iniciativa Early Warnings for All das Nações Unidas, visando aumentar a resiliência às mudanças climáticas. Com um foco especial no monitoramento das regiões polares, o FY-3H representa um avanço crucial na prevenção de desastres climáticos e na compreensão das mudanças no clima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *