Microsoft testa recurso de áudio compartilhado no Windows 11

Nova funcionalidade permite transmitir som para dois fones Bluetooth simultaneamente

A Microsoft começou a testar um recurso de áudio compartilhado no Windows 11, permitindo que dois pares de fones Bluetooth transmitam som simultaneamente.
Em 1 de novembro de 2025, a Microsoft anunciou testes para um novo recurso no Windows 11, que permite transmitir som simultaneamente para dois pares de fones Bluetooth. O recurso, que utiliza o codec Bluetooth Low Energy (LE) Audio, está em prévia para usuários dos canais Dev e Beta do programa Windows Insider.
Benefícios do áudio compartilhado
Essa funcionalidade é especialmente útil para quem deseja assistir a filmes ou ouvir música de forma compartilhada no notebook. Para utilizá-la, é necessário conectar dispositivos compatíveis com Bluetooth LE ao computador e selecionar a opção “Shared audio (preview)” nas configurações rápidas do sistema.
Avanços em tecnologia de áudio
Em agosto, a Microsoft já havia introduzido o LE Audio, que proporciona melhor qualidade sonora em jogos e chamadas. Outras empresas, como o Google e a Samsung, também estão investindo em tecnologias semelhantes, como o Auracast, que permite transmitir áudio de dispositivos Android para aparelhos auditivos.
Compatibilidade e expansão do recurso
Atualmente, o recurso de áudio compartilhado está disponível apenas em alguns modelos de PCs que possuem Copilot Plus, como os notebooks Surface de 13,8 e 15 polegadas. A Microsoft planeja expandir essa funcionalidade para outros dispositivos, como o Samsung Galaxy Book5 360 e novos modelos Surface. Para funcionar, o recurso requer fones de ouvido compatíveis com Bluetooth LE, como os Samsung Galaxy Buds 2 Pro e o Sony WH-1000XM6.





