Lula Veta Uso das Forças Armadas no Combate ao Tráfico em Favelas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou sua posição contrária ao emprego das Forças Armadas em operações de combate ao tráfico de drogas dentro de comunidades. A declaração sinaliza uma mudança de paradigma em relação a governos anteriores, que recorreram à Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para essa finalidade.
Lula tem sido um crítico contumaz da utilização das Forças Armadas em ações de segurança pública em áreas urbanas densamente povoadas. Ele argumenta que o papel dos militares é outro, e que o enfrentamento ao crime organizado exige estratégias específicas e preparo adequado das forças policiais.
“Enquanto eu for presidente, as Forças Armadas não entrarão em favelas para combater o tráfic0”, enfatizou Lula em diversas ocasiões. Essa postura reflete uma visão de que a solução para o problema do tráfico passa por políticas sociais, investimentos em educação e inteligência policial, em vez de intervenções militares.
Ao rejeitar o uso da GLO para o combate ao tráfico, o governo Lula busca priorizar uma abordagem que minimize o risco de confrontos e a violação de direitos humanos nas comunidades. A estratégia aposta no fortalecimento das polícias e na implementação de programas sociais para atacar as raízes do problema.
Fonte: http://diariodobrasilnoticias.com.br
