Ivaiporã realiza primeira captação múltipla de órgãos

Ivaiporã realiza primeira captação múltipla de órgãos

Procedimento ocorreu em 31 de outubro de 2025 no Hospital Regional de Ivaiporã

Hospital Regional de Ivaiporã realizou a primeira captação múltipla de órgãos em 31 de outubro de 2025, possibilitando a doação de rins e córneas.

Na madrugada de 31 de outubro de 2025, o Hospital Regional de Ivaiporã (HRIV), pertencente à Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), realizou sua primeira captação múltipla de órgãos e tecidos para transplantes. Este foi o primeiro protocolo de morte encefálica na unidade, situada no Vale do Ivaí. A captação foi viabilizada com o auxílio da equipe multiprofissional do hospital e o suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macro Norte de Londrina.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância do trabalho em equipe, afirmando que a ação foi resultado do empenho e dedicação das equipes envolvidas. A captação possibilitou a doação de rins e córneas, e a autorização familiar foi concedida após a confirmação da morte encefálica, respeitando os protocolos legais. Quatro pessoas serão beneficiadas com os órgãos doados.

Processo de captação

Após o diagnóstico e confirmação da morte encefálica, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) acolhe a família e realiza a entrevista necessária. O acolhimento, realizado com apoio da OPO de Londrina, é uma etapa crucial, onde uma equipe multidisciplinar do hospital, incluindo médicos, assistentes sociais e psicólogos, oferece suporte às famílias em um momento delicado.

Ana Angélica Deniz, enfermeira coordenadora da UTI, definiu a captação como um marco e uma experiência única, agradecendo à família da doadora por sua generosidade em meio ao luto. O Paraná, que em 2015 ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), liderou as doações em 2023 e 2024, e continua com um desempenho notável em 2025.

Notícia feita com informações do portal: gmaisnoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *