Interesse africano em sementes brasileiras é destaque em evento

Caravana do Agro Exportador em Ribeirão Preto promove oportunidades de negócios

Cerca de 100 produtores e empresários participaram da Caravana do Agro Exportador, em Ribeirão Preto, no dia 29.
Nesta quarta-feira (29), Ribeirão Preto, SP, recebeu a Caravana do Agro Exportador, que reuniu cerca de 100 produtores rurais, responsáveis técnicos e empresários do setor de sementes e mudas. O evento destacou a orientação do Adido Agrícola do Brasil em Angola, José Guilherme Leal, sobre desafios e oportunidades de negócios com países africanos, especialmente em relação ao interesse por materiais de propagação semelhantes ao Cerrado brasileiro.
Palestras e oportunidades de negócios
Além da palestra de Leal, o evento contou com apresentações de Fabiana Maldonado, abordando ações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, e representantes do Banco do Brasil, que falaram sobre o PROEX. O superintendente do Mapa em São Paulo, Estanislau Steck, ressaltou o dinamismo do evento, que permitiu ao público tirar dúvidas sobre exportação. A Caravana, uma iniciativa do Mapa, visa fortalecer a cultura exportadora e conectar produtores a oportunidades internacionais.
Capacitação e regulamentação
Técnicos do Mapa e de instituições parceiras têm percorrido o país para oferecer capacitação sobre exportação. Em 2025, já foram realizadas 25 Caravanas do Agro Exportador. No evento de Ribeirão Preto, o público teve a oportunidade de interagir com especialistas da Coordenação Geral de Sementes e Mudas e do sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que compartilharam informações sobre regulamentação e cuidados no processo de exportação de sementes.
Workshop sobre sementes
No dia 30, ocorreu um workshop específico sobre sementes e mudas, promovido pela Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo, reunindo profissionais do poder público e da iniciativa privada do setor. O evento enfatizou a importância do conhecimento para a expansão do agronegócio brasileiro, destacando as oportunidades no mercado africano.
Notícia feita com informações do portal: www.comprerural.com

