Condições climáticas ameaçam safra de soja no Tocantins

Wenderson Araujo

Falta de chuva e altas temperaturas impactam calendário agrícola

Condições climáticas ameaçam safra de soja no Tocantins
Foto: Wenderson Araujo

A falta de chuvas e as altas temperaturas têm comprometido o início da safra 2025/26 de soja no Tocantins.

O Tocantins enfrenta dificuldades no início da safra 2025/26 de soja devido à falta de chuvas e altas temperaturas. As condições climáticas têm limitado o avanço das operações de campo e comprometido o calendário agrícola em diversas regiões do estado.

Desafios no plantio

Segundo o vice-presidente da Aprosoja Tocantins, o engenheiro agrônomo Thiago Facco, a umidade no solo está em níveis críticos, dificultando a continuidade do plantio. “Começamos o mês com algumas chuvas pontuais, mas logo o clima secou. As últimas precipitações significativas ocorreram por volta do dia 14, e desde então as temperaturas estão elevadas. Hoje, praticamente todo o estado está parado”, explicou Facco em entrevista ao portal Notícias Agrícolas.

Preocupações com a safrinha

Apenas menos de 20% da área total semeada indica que o Tocantins está tendo um dos começos de safra mais lentos dos últimos anos. Facco ressaltou que a janela ideal para a safrinha de milho de 2026 está em risco, uma vez que as previsões meteorológicas indicam a volta das chuvas somente a partir do dia 1º de novembro. “Estamos apreensivos, pois isso representa um atraso significativo”, alertou.

Mercado em observação

Mesmo diante das dificuldades, o vice-presidente orienta os produtores a monitorarem as movimentações de mercado. “O mercado internacional reagiu recentemente, especialmente com o avanço nas negociações entre Estados Unidos e China. É um momento para avaliar custos e, se possível, realizar travamentos ou vendas parciais”, recomendou. Ele finalizou dizendo que, apesar das adversidades, é hora de estar atento ao cenário de preços e buscar oportunidades no mercado.

Notícia feita com informações do portal: www.comprerural.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *