Assembleia do Paraná promove debates sobre cultura e inovação

Programação inclui homenagens e ações voltadas à inclusão social e saúde

A Assembleia Legislativa do Paraná terá debates sobre cultura, inovação e inclusão social entre os dias 3 e 6 de outubro.
A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana marcada por debates, homenagens e ações voltadas à cultura, inovação, inclusão social e saúde entre os dias 3 e 6 de outubro. A programação inclui seminário, audiências públicas e palestras, além de mais uma edição de interiorização que levará os trabalhos da Casa de Leis ao Norte Pioneiro.
A próxima parada da Assembleia Itinerante será em Tibagi, na quinta-feira (6). A 32ª Sessão Especial de Interiorização será realizada na ExpoIbaiti 2025, no Parque Industrial Liberato Regazzo 3. A iniciativa aproxima o Parlamento da população em todas as regiões do Estado, ampliando o diálogo com instituições e cidadãos e permitindo ouvir demandas locais.
Programação em destaque
Na segunda-feira (3), o Plenarinho recebe, às 8 horas, o Seminário Intermunicipal de Cultura, promovido pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União). O encontro debaterá o impacto da inteligência artificial na cultura, especialmente na formulação e gestão de políticas públicas, abordando temas como democracia cultural, ética, direitos autorais, economia criativa e patrimônio digital.
Ainda na segunda, às 18 horas, uma solenidade vai homenagear o Turismo sobre Rodas e a Expo Motorhome, além das Instâncias de Governança Regional do Estado do Paraná e das Agências de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adeturs). A iniciativa é da deputada Flávia Francischini (União) e celebra o papel do turismo sustentável e das rotas rodoviárias no desenvolvimento regional.
Na terça-feira (4), duas atividades movimentam a Assembleia pela manhã. No Plenário, às 9 horas, acontece a 9ª edição do projeto Geração Atitude – Caravana da Cidadania 2025, promovida pela Escola do Legislativo, que incentiva a participação social e política de estudantes da rede pública, estimulando o protagonismo juvenil.
No mesmo horário, no Auditório Legislativo, ocorre a audiência pública “Prematuridade: Prevenção e Cuidados”, proposta pelo deputado Doutor Antenor (PT). A ação integra as atividades do Novembro Roxo e abordará os desafios da atenção à saúde de bebês prematuros, bem como as políticas públicas voltadas às famílias afetadas.
Durante a tarde, às 13h30, o Plenarinho recebe a palestra “O Uso da Inteligência Artificial na Administração Pública”, também organizada pela Escola do Legislativo, que discutirá como a tecnologia pode aprimorar processos de gestão e tomada de decisão no setor público.
Na quarta-feira (5), a audiência pública “Reparação e Equidade: Fundo de Igualdade Racial”, às 14 horas, no Auditório Legislativo, terá como foco a PEC 27/2024. A medida busca garantir inclusão e ampliar oportunidades para a população negra, além de reparar desigualdades históricas por meio do financiamento de iniciativas culturais, sociais e econômicas. A atividade é iniciativa do deputado Renato Freitas (PT), presidente da Comissão de Igualdade Racial, em parceria com a vereadora Giorgia Prates (PT).
Encerrando a programação, a deputada Secretária Márcia (PSD) promove uma sessão solene alusiva ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. A cerimônia será às 9h30, no Plenário, em reconhecimento à atuação dos profissionais na reabilitação, autonomia e qualidade de vida das pessoas.
Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br




