EBC celebra 40 anos do ‘Sem Censura’ e destaca o Julho Amarelo em edição especial do ‘Hoje é Dia’

EBC celebra 40 anos do ‘Sem Censura’ e destaca o Julho Amarelo em edição especial do ‘Hoje é Dia’

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) comemora o 40º aniversário do programa ‘Sem Censura’, um marco na história da televisão brasileira. A atração, que estreou na antiga TVE do Rio de Janeiro em 1985 e posteriormente foi incorporada à TV Brasil, acompanhou a redemocratização do país, abordando temas relevantes com uma apresentadora, entrevistados de prestígio e debatedores, tudo ao vivo.

Ao longo de sua trajetória, o ‘Sem Censura’ foi apresentado por nomes como Tetê Muniz, Leda Nagle, Vera Barroso e, atualmente, Cissa Guimarães. O programa coleciona prêmios, incluindo o recente reconhecimento como Melhor Programa de Televisão pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um dos mais tradicionais e respeitados do país.

A edição do ‘Hoje é Dia’ também marca o encerramento das festividades juninas com o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A data é celebrada com reportagens e homenagens, relembrando a história do primeiro apóstolo de Jesus.

Além disso, a matéria destaca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 3 de julho, e a importância da Lei Afonso Arinos, a primeira legislação brasileira a combater o racismo. Dados recentes revelam que a discriminação racial ainda é uma realidade para grande parte da população preta ou parda no Brasil.

O ‘Hoje é Dia’ também antecipa a campanha Julho Amarelo, um mês dedicado à luta contra as hepatites virais, doenças que podem evoluir para cirrose e câncer de fígado. A EBC, por meio de seus veículos, tem abordado amplamente a importância do diagnóstico e tratamento adequados dessas doenças.

A matéria relembra ainda a sanção da Lei nº 14.019, que tornou obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos para prevenir o contágio pela Covid-19. A medida, que completou cinco anos, foi um marco no enfrentamento da pandemia no Brasil.

As mudanças climáticas e o aumento dos incêndios florestais também são temas abordados, com destaque para a devastação do Pantanal em 2020. A edição do ‘Hoje é Dia’ ainda celebra os avanços da tecnologia 5G no Brasil, que começou a ser testada há cinco anos e já está disponível em diversas cidades.

Por fim, a matéria destaca a importância da Lei Aldir Blanc para o setor cultural, que completa cinco anos, e celebra o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi e o Dia Mundial da Capoeira, manifestações culturais brasileiras de grande importância. Confira a relação completa de datas do ‘Hoje é Dia’ de 29 de junho a 5 de julho de 2025.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *