Audiência pública discute PPP do MIS e prédios históricos

O Governo do Estado realiza amanhã, dia 11, às 10 horas, uma audiência pública sobre o Projeto Prédios Históricos e Culturais, no Auditório Brasílio Itiberê, na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Ébano Pereira, 240, no Centro de Curitiba, para discutir a PPP do Museu da Imagem e do Som (MIS) e outros prédios históricos de Curitiba.
A iniciativa visa a conservação do Palácio da Liberdade, atualmente sede do MIS e as fachadas históricas de duas estruturas localizados na Rua Barão 174 e 182, construídos na década de 1930.
O MIS-PR será restaurado e ampliado, com especial atenção à proteção do acervo e tratamento adequado à sua conservação.
São previstas também mudanças que ampliarão o uso público do museu, tais como novas salas de exposições, espaços comuns e um cinema.
Além disso, estão previstas reformas visando maior acessibilidade, implantação de novos equipamentos no auditório, serviços de limpeza, TI, segurança e jardinagem.
O projeto será executado por Parceria Público-Privada. Após a audiência, os estudos finais serão consolidados com ajustes que vierem de sugestões recebidas para, em seguida, ser lançado o edital de licitação.
O prazo da concessão de 30 anos. A empresa vencedora da licitação deverá restaurar, conservar e operar estes espaços. A gestão do museu e seu acervo, entretanto, seguirão sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
“Essa audiência pública celebra o planejamento estratégico por trás da revitalização do MIS-PR e de nossos prédios históricos”, disse o secretário do Planejamento, Ulisses Maia (PSD). “Não apenas restauramos patrimônio, mas planejamos o futuro cultural e econômico de Curitiba. A participação de todos é fundamental para garantir o sucesso do projeto e eficiência para todos os paranaenses”.
ENCONTRO – A audiência pública tem início com a apresentação técnica do projeto. Em seguida, é aberto espaço para manifestação dos participantes inscritos. Os interessados em se manifestar para perguntas ou sugestões poderão se inscrever antes do início das atividades por meio de ficha de inscrição, disponível junto com os colaboradores.
Somente será aceita uma inscrição por interessado, como forma de permitir a participação do maior número de pessoas, e a ordem de entrega das fichas de contribuição será considerada como ordem para as participações orais.
As manifestações deverão ser realizadas por escrito em fichas de contribuição, podendo o participante, e apenas ele, complementar o questionamento oralmente, sendo-lhe concedido um tempo máximo de 2 (dois) minutos. Os questionamentos poderão ser respondidos no ato ou, caso haja necessidade, terão uma resposta por meio de um relatório em até 10 dias úteis.
PRAZO AMPLIADO – A consulta pública, aberta no dia 12 de maio, fica disponível para participações até o dia 17 de junho. Neste período, ficam disponibilizados os documentos e informações que subsidiaram a estruturação da PPP. Todo cidadão, entidade ou empresa pode enviar contribuições e sugestões sobre o projeto.
Serviço:
Audiência pública do Projeto Prédios Históricos e Culturais
Data: quarta-feira (11.06)
Horário: 10 horas
Local: sede da Secretaria da Cultura, no Auditório Brasílio Itiberê, na rua Ébano Pereira, 240, no Centro de Curitiba
Fonte:Blog do Tupan]