Copel Protege Flora Nativa e Espécies Ameaçadas em Áreas de Preservação

Copel Protege Flora Nativa e Espécies Ameaçadas em Áreas de Preservação

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) reforça seu compromisso com a preservação da flora nativa, destacando as ações realizadas em áreas de proteção permanente (APPs) próximas às suas usinas hidrelétricas.

A empresa mantém cerca de 9,3 mil hectares de APPs nas margens dos reservatórios, que servem como refúgio ecológico para diversas espécies. Um levantamento recente revelou a presença de 266 espécies da flora nativa nessas áreas, incluindo 34 classificadas em algum grau de risco no Brasil.

Entre as espécies protegidas pela Copel, destacam-se a araucária, o cedro, a palmeira-juçara e o xaxim, todas classificadas como vulneráveis, em perigo ou criticamente em perigo. Essas áreas de preservação são cruciais para a reprodução e manutenção da fauna local, além de protegerem plantas e árvores.

Durante a formação das reservas, equipes técnicas da Copel realizam o resgate e a realocação de espécies silvestres, a coleta de sementes, o plantio de mudas e o monitoramento do seu crescimento. “Nesse processo, realizamos estudos ambientais para definir as espécies ideais para colonizar as áreas degradadas”, explica Sandra Elis Abdalla, gerente da Divisão de Biodiversidade da Copel.

Além disso, a Copel investe em vigilância constante das áreas protegidas, com inspeções em solo, vistorias fluviais, sobrevoos com drones e análise de imagens de satélite. O objetivo é garantir a integridade das matas restauradas e combater atividades ilegais que possam ameaçar a flora e a fauna local.

Fonte: http://massa.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *