Um grande volume de medicamentos vencidos foi encontrado descartado irregularmente em frente à Farmácia Escola de Toledo na manhã desta quarta-feira (12).
Os remédios, ainda lacrados em suas embalagens originais, estavam acondicionados em sacos de lixo, gerando preocupação entre os profissionais da unidade, localizada ao lado da UBS do Centro.
A farmacêutica Jaqueline Alice Lorscheider Valério reforça a importância do descarte correto, orientando a população a entregar medicamentos vencidos ou não utilizados em farmácias, como a própria Farmácia Escola e as unidades das UBSs. Comprimidos e seus recipientes podem ser entregues em sacolas, enquanto agulhas devem ser descartadas em frascos plásticos rígidos e fechados.
Este é o segundo incidente do tipo neste ano, segundo a diretora de Assistência Farmacêutica do município, Adriane Monteiro Santana. O descarte irregular expôs a população, especialmente crianças, ao risco de consumir os medicamentos.
A Secretaria de Saúde já investiga a origem dos fármacos, suspeitando de descarte por pessoa jurídica, o que agrava a situação devido às normas de gerenciamento de resíduos.
Via Plantão Toledo
Via:Portal 24 Horas