Em evento para 20 mil pessoas após posse, Trump oficializa saída dos EUA do Acordo de Paris

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (20) uma série de decretos presidenciais em um evento realizado na arena Capital One, entre eles, a retirada oficial dos EUA do Acordo Climático de Paris.

Com essa decisão, os Estados Unidos se juntam a países como Irã, Líbia e Iêmen, tornando-se uma das poucas nações fora do pacto global de 2015, cujo objetivo é limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Durante a assinatura, Trump declarou que a medida deve representar uma economia de “cerca de um trilhão de dólares” para o país. Além disso, um dos decretos determina o envio de uma carta à ONU para formalizar a saída.

No domingo (19), Trump havia antecipado que assinaria “perto de 100” ordens executivas em seu esforço para reverter medidas do governo Biden. “Com a minha caneta, revogarei dezenas de ordens executivas e ações destrutivas e radicais do governo anterior. A esta hora amanhã, todas estarão nulas e sem efeito”, afirmou ele.

As novas ordens abrangem uma ampla gama de temas, incluindo imigração, energia e tarifas comerciais. A decisão gerou fortes reações no cenário internacional e renovou debates sobre o papel dos Estados Unidos no combate às mudanças climáticas, mostrando o novo direcionamento da política americana e indo de encontro contra a cultura ‘woke’.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *