O que parecia impossível depois da polarização das eleições presidenciais de 2022, em Laranjeiras do Sul pode se tornar realidade, até sendo um pouco bizarro. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro pode compor junto com o PT do presidente Lula no “chapão” do pré-candidato a prefeito Valdemir Scarpari (PSD), que é a candidatura oficial da atual gestão do prefeito Berto Silva.
Esquerdistas e direitistas da terrinha entraram em contato com o Jacu atônitos com a situação, pois os “cabeças de lua” das duas agremiações na cidade estariam de acordo a fazer essa salada mista, mesmo indo contra diretrizes nacionais do PL e do PT, que vedam aliança entre os dois onde for possível.
Porém, como os interesses políticos estão acima de qualquer ideologia, a aliança pode acontecer com anuência do atual presidente estadual do partido, o deputado federal Fernando Giacobo (PL), que no passado, antes da chegada da família Bolsonaro, era do velho “PL” junto de Waldemar Costa Neto, com aquele logotipo vermelho e azul. Ficou verde amarelo de 2022 pra cá.
A questão é: Paulo Martins, Filipe Barros e outros dirigentes do partido que hoje se diz por aí que é de extrema-direita (mas nunca foi), estão sabendo disso?
O natural do PL era compor com partidos de centro-direita, como o União Brasil e sendo que membros do partido na terrinha foram vencidos por Berto em 2004, porém…
Enquanto pros lados do PT, a aliança com Scarpari é quase que natural, mesmo com importantes vozes discordantes dentro do diretório municipal, que como a cada eleição, batem pela candidatura própria, mas são vencidos por quem já está na gestão municipal há muito tempo.