Chuvas causam caos e deixam cidades isoladas em Santa Catarina
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na quinta-feira (16) causaram transtornos generalizados, com pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito. Diversas cidades registraram alagamentos que transformaram ruas em verdadeiros rios, com destaque para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí pela manhã, e Governador Celso Ramos e Florianópolis à tarde, onde as chuvas abriram crateras em ruas e alagaram avenidas. A situação levou duas cidades catarinenses a decretarem situação de emergência.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso geológico de risco para fluxo de detritos e deslizamentos entre quinta (16) e sexta-feira (17), com alerta para cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, incluindo Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Camboriú, Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos. Um alerta severo foi enviado para celulares de moradores do estado, alertando para chuva forte e persistente com raios, alagamentos e risco de enxurradas nas três horas seguintes, com a orientação de permanecer em local seguro e não se deslocar, para facilitar o trabalho das equipes de socorro.
Em Florianópolis, a situação das rodovias era crítica. A SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha, ficou intransitável em diversos pontos devido aos alagamentos. O trânsito na SC-401 Norte estava intransitável principalmente entre Santo Antônio de Lisboa e o Centro, enquanto o trecho até Canasvieiras fluía. A SC-401 Sul apresentava lentidão devido a alguns pontos de alagamento. O Morro da Lagoa (SC-404) e a SC-405, do Elevado da Seta até o elevado do Rio Tavares, estavam completamente intransitáveis.
Outros pontos da capital também apresentavam problemas. A Avenida Gustavo Richard teve faixas interditadas, o acesso à Ponte Colombo Salles apresentava lentidão e a alça de acesso a Coqueiros, sentido Ponte Pedro Ivo Campos, foi interditada. O grande volume de chuva registrado no litoral catarinense causou alagamentos em diversas cidades do estado, com registros também no Morro da Cruz e em vários locais do Centro de Florianópolis.
Veja alguns vídeos das chuvas em SC:
Ver essa foto no Instagram